FORTALEZA
BUSCA POR SERVIÇOS
Ver todos

COLUNISTAS >

Crianças e animais de estimação: uma saudável relação!

O convívio com os animais de estimação pode trazer muitos benefícios para as crianças. Veja alguns deles e tire as suas dúvidas!

Por - 25 de junho de 2015

Se você deseja ter um animalzinho, mas tem dúvidas ou receio por ter crianças pequenas em casa, temos uma boa notícia: o convívio com animais pode trazer muitos benefícios para os pequenos e, quanto mais cedo se inicia essa relação, melhor.

criancas-e-animais-focinhos-urbanos

Estudos comprovam que crianças que tem contato com animais, logo no início da vida, desenvolvem uma maior imunidade a doenças respiratórias e alérgicas, reduzindo bastante as chances de apresentarem alguma dessas complicações posteriormente. Do contrário, crianças que nunca tiveram contato com animais, podem se tornar mais susceptíveis a alergias, especialmente na fase da adolescência.

Além das vantagens no quesito defesa imunológica, os pets podem auxiliar as crianças a compreenderem as responsabilidades de se ter um animal de estimação. Caso o seu filho ja tenha idade suficiente, experimente dividir com ele algumas pequenas tarefas para que, assim, ele adquira autonomia e confiança. Existem benefícios também no desenvolvimento social e físico, uma vez que crianças que convivem com animais tendem a se relacionar mais facilmente com outras pessoas. Também irão experimentar sentimentos diversos, além de desenvolverem senso de responsabilidade por outros seres vivos.

É importante lembrar que crianças muito novas precisam de supervisão, pois podem sem querer machucar o bichinho com brincadeiras pesadas. O papel dos pais é orientar para que os pequenos entendam que aquela vida necessita de cuidados, respeito e de muito amor. A relação crianças e pets só oferece vantagens, portanto se você possui espaço, condições financeiras e vontade, não tenha medo de adquirir um bichinho para o seu filho, com certeza ambos irão se beneficiar dessa relação.

Caso tenha dúvidas de qual animal adquirir, converse com um médico veterinário que poderá orientar sobre qual espécie é mais adequada a sua família. Crianças que convivem com animais certamente se tornarão adultos melhores!

 

SOBRE O COLUNISTA

dra-raquel-garcia

Médica veterinária formada pela Ufersa. Possui atualização em clínica médica de felinos. Realizou pesquisas com castração pediátrica em felinos domésticos. Sócia da Pró-Vida Animal clínica veterinária.

Ver todas as suas publicações

 

COMENTÁRIOS

FOCINHOS NAS REDES

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados à focinhosurbanos.com.br